sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

NA ADVERSIDADE

Vivemos em constantes provações durante a nossa vida, somos testados a todo o momento em nossa Fé, principalmente quando desejamos estreitar as nossas relações com Deus.

Somos como aço, forjados em altas temperaturas e pancadas firmes e precisas, mas que no final do processo torna uma peça linda e com imperfeições mínimas.

Sempre teremos adversidades e as mesmas nos dão forças para continuar trilhando o caminho à salvação e vida eterna, no entanto, mesmo que conscientemente saibamos que estas etapas fazem parte da nossa existência, e, que podemos superar com Fé e Confiança em Deus, nos deixamos abater.


São várias razões que nos levam a desistir de tudo, seja por uma família desestruturada, seja por dificuldades financeiras, relações amorosas mal resolvidas, grandes decisões que não temos coragem de encarar, tentações ao nosso ideal de fé, dentre outras, todas que vão chegando de mansinho, mas, com o tempo tomam proporções gigantescas e causam desespero a nossa consciência.

Nestes momentos de adversidades e tentações, inúmeros pensamentos povoam a nossa mente, desde os mais otimistas (tudo irá se resolver), até os mais pessimistas (não tenho condições de vencer, não posso com isso, isto é mais forte do que a minha pessoa), nos levando a uma grande confusão mental e espiritual tornando-nos vulneráveis e frágeis a qualquer influência exterior.

Um provérbio chinês ensina que “Se algo ocorreu e tem solução, não se preocupe, tem solução, mas se algo ocorreu e não tem solução, não se preocupe, não tem solução”, nesta máxima chinesa, entende-se que a tranqüilidade nos momentos difíceis deve fazer parte da nossa essência, e, nos ajudará a transpor os momentos de luta.

Pois bem, nestes momentos de lutas tendemos a seguir toda e qualquer solução que nos são apresentadas, somos extremamente levados a aceitar a mais miraculosas soluções aos nossos problemas, e, nos tornamos a mercê de qualquer “Pastor” que queira conduzir a nós ovelhas.

Jesus cristo em dos evangelhos mais lindos, se colocou como o nosso Pastor verdadeiro, como aquele que nos protege dos perigos e que nos regata das dificuldades, desta forma, se Jesus é o Pastor, somos suas ovelhas, e, como ovelhas somos conduzidos pelos campos e colinas da vida.

Mas também como ovelhas, somos tentados a seguir “Pastores” (pessoas mal intencionadas) que nos prometem verdes campos e pastagem tranqüila, nos oferecem soluções instantâneas dos nossos problemas e aflições pessoais, e, como no momentos de turbulência a nossa visão tende a escurecer, aceitamos estas promessas sem perceber que o lobo estava travestido de ovelha.

Nos momentos de adversidades, não podemos perder o nosso foco de Cristo, não podemos esquecer das nossas raízes de Fé, pois elas que nutrem a nossa vida, assim como a raiz nutre e sustenta a árvore frondosa.

Temos dentro de nós a solução e força para solucionar todo os nossos problemas, pois somos templos do espírito santo de Deus e portadores do maior milagre possível, que é a vida.

Por isso, ao passar por um momento de adversidade, feche os seus olhos, respire fundo e procure dentro de você este espírito santo de Deus que em ti habita, procure estreitar os seus laços com Deus, comungar diariamente o desejo de ser feliz e o corpo de cristo que é imolado na santa celebração da missa, e, não aceitar a receitas miraculosas de solução instantânea dos problemas, não deixe que as pessoas roubem a raiz de sua Fé.

Adversidade todos temos, mas o grande diferencial é como conseguimos lidar com as mesmas, uns respiram fundo a encaram de frente, pois sabem que possuem dentro de si um Deus poderoso que irá ajudar a vencer, outros abaixam a cabeça, seguram na mão do primeiro que aparece e se deixam conduzir  por caminhos estranhos a sua realidade e que jogam uma pá de área na raiz de sua Fé.

Temos dentro de nós o material necessário para conseguirmos tudo (a inteligência, saúde, perseverança, Fé e DEUS).

Fonte: http://catolicosjovens.blogspot.com.br/search/label/Escolhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário