segunda-feira, 30 de julho de 2012

"Onde está o seu tesouro, ali estará o seu coração!" Mt 6, 21
 

Qual é o nosso tesouro e como o estamos guardando? Estamos-nos cumulando de tesouros do ceú ou tesouros deste mundo? Quais são os tesouros do céu? São a Fé e os frutos que dela surgem, são os frutos que nos faz crer que podemos sempre amar o próximo, com alegria no coração e não apenas como um peso.
Os tesouros do céu são conquistados com a caridade, e a caridade é o perfeito amor, um amor que não se cobra, o amor que não se envaidece, o amor que enriquece o coração, faz incendiar a alma e dá brilho nos olhos de quem possui um coração caridoso. Quantas vezes olhamos no espelho e vemos os nossos olhos acinzentados, cobertos e sem brilho? Quantas vezes estamos preocupados demais com o dia de amanhã e com apenas aquilo que nos servirá? Não, esse não é o espírito cristão, o espírito de um cristão verdadeiro é a partilha.
Todas as vezes que falamos em partilha, o nosso coração nos leva logo a pensar no dinheiro, que muitas vezes é pouco, nos bens materiais que a maioria conquista com grande esforço e suor, mas, o nosso coração, quando se leva a pensar nas coisas temporais que nos cercam(pois elas não pertencem a nós efetivamente), é porque o nosso coração não tem tesouros mais nobres, é porque o nosso coração não está sendo um coração católico. Quando se fala em partilha, um coração cristão pensa em um sorriso que pode ser dado ao próximo, um aperto de mão ao abandonado, uma visita a um doente, conhecido ou não, um olhar de amor ao que se sente perdido, é partilhar o ouvido ao que não tem com quem conversar. Mas nem sempre vivemos de sorrisos e olhares caridosos, e nao devemos esquecer que semopre podemos dar um pão ao que tem fome, um copo de água ao que tem sede, e mais que isso, o olhar que surge do coração deve ser sempre as palavras dos cristãos.
O espelho da alma são os olhos do irmão que está sempre a nossa frente, nada pode mostrar com tanta precisão a imagem de nossa alma do que um olhar que responde ao nosso olhar. Olhemos mais para os olhos dos nossos irmãos, vejamos o que eles querem dizer, mesmo aqueles irmãos que nada falam, que não nos conhecem e que muitas vezes apenas cruzamos rapidamente na rua, um olhar rápido pode mostrar muitas coisas. Não esqueçamos de que um olhar cristão não se faz apenas aparentemente, um olhar cristão, um olhar de luz, se constrói olhando rumo a Jesus Cristo, um olhar cristão se faz orando e se moldando dia-a-dia, oração por oração. O olhar cristão não parte dos olhos, ele surge no coração como um rio e deságua no coração das pessoas, um coração cristão despeja água no coração de todos, não nega a ninguém e não escolhe a quem.
O mesmo são para as palavras, que nunca devem surgir da boca ou do estômago, mas também do coração, e também devem ser, assim como o olhar cristão, água pura, cristalina e cheias de vida. Palavras de cristã não pode sair da boca, não pode sair da boca. Cristão refreia a língua e abre o coração.
Em dizendo, abrir o coração, precisamos abrir também os nossos ouvidos, seja para receber as águas puras de corações bons ou seja para receber as palavras cheias de dor dos que sofrem, dos que padecem, dos menores. Um coração cristã, recebe as palavras cheias de dor e as devolve como água limpa, transforma o desespero em esperança, as trevas em luz.
Ser raios de luz em meio as trevas(Mt 5, 15), essa é a grande missão que o Senhor confiou a todos aqueles que Nele crêem.
Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário